BASES MÍTICAS DA RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA
1 - Escreva explicando sobre o Sincretismo e a Transmutação com a função da sobrevivência.
O sincretismo com a função de sobrevivência ocorrerá principalmente com a religiosidade católica, da qual decorre a formação das irmandades, como, por exemplo, as Irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, mas também será consequência de interação com outras matrizes espirituais não hegemônicas como as indígenas, resultando nos cultos afro-indígenas.
No aspecto religioso, especificamente, as religiões de matrizes africanas foram perseguidas física e simbolicamente. A repressão abateu-se sobre qualquer tentativa de expressá-las, e surgem, então, as estratégias de sobrevivência religiosa, que vão de sincretismo a transmutação dos ritos, símbolos e espaços sagrados; ou seja, vão de assimilação de traços culturais das religiões dominantes, principalmente da católica, a alteração de ritos e mitos, de forma a amenizar as "africanidades" de suas características e, assim, minimizar a perseguição.
2 - Como a sociedade do Candomblé é controlada e protegida por dois elementos fundamentais? Explique.
A sociedade do Candomblé é controlada e protegida por dois elementos fundamentais: a natureza, o meio-ambiente, corporificada e santificada nos orixás e as expressões dos antepassados.
3 - Em quais áreas o povo-de-santo procurava estabelecer terreiros?
O Povo-De-Santo buscava estabelecer os terreiros em áreas com vegetação pujante onde pudesse desenvolver os rituais de oferecimento e homenagem ao santo.
4 - O que diz o Babalorixá Juca? Explique.
O Babalorixá Juca diz: " A gente vê com muita preocupação porque a hora que acabar Oxum no nosso planeta acabou tudo. O ouro de Oxum é água potável. Aí vão morrer as árvores, animais, consequentemente ou o homem vai migrar para outras esferas porque já destruiu aqui mesmo, ou vai ter uma consciência de preservação muito grande a situação está ficando difícil. O que quero de folhas eu tenho, mas tem plantas que só tem lá pra cima porque o clima é mais quente. E se acabar o de lá? Substitutas existem, mas tem as imprescindíveis, aí o elo perdido se dobrará". (Tramonte, 2002, p. 480)
Nenhum comentário:
Postar um comentário