segunda-feira, 6 de novembro de 2017

A UMBANDA

                                                   
A UMBANDA





Alunas: Alexia Santos e Daniela Aguiar


Umbanda é uma religião brasileira formada através de elementos de outras religiões como o catolicismo ou espiritismo juntando ainda elementos da cultura africana e indígena.

O culto umbandista é realizado em templos, terreiros ou Centros apropriados para o encontro dos praticantes onde entoam cânticos e fazem uso de instrumentos musicais como o atabaque. Apesar disso, quando o Umbanda foi criado, não existiam manifestações musicais, como cânticos e utilização de instrumentos.



O culto é presidido por um chefe masculino ou feminino. Durante as sessões são realizadas consultas de apoio e orientação a quem recorre ao terreiro, práticas mediúnicas com incorporações de entidades espirituais e outros rituais.

O culto se assemelha ao candomblé, no entanto, são religiões que possuem práticas distintas.



Ao longo do tempo, a umbanda passou por transformações e foi se demarcando de outras religiões. Também criou ramificações, algumas delas são descritas como: Umbanda Tradicional: criada no Rio de Janeiro pelo jovem Zélio Fernandino de Moraes; Umbandomblé ou Umbanda Traçada: onde um mesmo sacerdote pode realizar sessões distintas de umbanda ou de candomblé; Umbanda Branca: utiliza elementos espíritas, kardecistas e os adeptos usam roupas brancas; Umbanda de Caboclo: forte influência da cultura indígena brasileira.


                                            As Vestes e Acessorios da Umbanda:



O Pano de Cabeça (torço) é feito a partir de um pano chamado OJÁ ( a palavra significa “faixa de pano”), de tamanho variável. Existem vários formatos de torço, que podem ter significados diferente. Por exemplo: o torço com duas pontas ( orelhas) significa orixá feminino,enquanto o torço com uma ponta significa orixá masculino. Serve tanto para proteger a coroa do Médium, contra as energias pesadas, como também para representar um sinal de respeito dentro de um determinado ritual.



As Guias usadas na Umbanda são aqueles colares coloridos que os Médiuns utilizam nos trabalhos, fazendo parte do uniforme do Umbandista. Estes “colares” são verdadeiros para-raios em defesa dos médiuns. É um objetivo no qual os Guias e Protetores imantam com determinadas forças para servirem de instrumentos em ocasiões precisas







Vestuário para médiuns:


Dentro de cada religião há uma vestimenta sacerdotal desde o mais graduado até o iniciante.
Esta vestimenta se dá de acordo com as regras da casa que trabalhamos.

Há casas que os médiuns homens utilizam calças, batas, camisetas, jalecos etc...
Já as mulheres podem utilizar calças, saias, batas jalecos etc...



                                                     Mulheres:






                                                   Humens:




Comidas rituais são as comidas específicas de cada Orixá, que para serem preparadas são submetidas a um verdadeiro ritual. Esses alimentos depois de prontos são oferecidos aos Orixás acompanhados de rezas e cantigas, durante a festa ou no final, em grande parte são distribuídas para todos os presentes, são chamadas comida de axé pois acredita-se que o Orixá aceitou a oferenda e impregnou de axé as mesmas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário